Página 2 - Introdução ao Portal


SEJA BEM-VINDO

“Por décadas alguns cidadãos vêm divergindo das “diretrizes” governamentais dadas à educação. E a divergência foi acompanhada por advertências sérias que não foram ouvidas. Foi desta mutêz que se fez a tragédia atual, – com o assentimento de toda sociedade nacional, e pelas mesmas razões dos políticos e dos que um dia foram responsáveis pela educação! Na confusão, os discursos, ideais, projetos, ações - e dispêndios fabulosos! – se multiplicaram sem produzirem as soluções prometidas; Cidadãos capazes, ainda agora e à despeito de todo caos, evidente e por isso inegável, não são ouvidos e seus planos, ainda que reconhecidos os melhores, não despertam nenhum interesse, à menos que para servirem à outros propósitos. (De uma publicação sobre o Projeto Alegria)

Este Portal, sem falsas pretensões e esperanças, é preparado para contribuir para uma solução – tanto para a deseducação quanto para outros problemas do país. Para tanto, qualquer plano tem que atender uma necessidade vital – pois condicional à estas soluções para o Brasil: ter, como fim, formar cidadãos melhores - condição “sine qua non” para se ter um país melhor!

Este é o objetivo deste Portal do Projeto Alegria, criado há 28 anos para este propósito.

O Portal é uma estratégia para garantir a continuidade perene não só do Projeto Alegria, mas de outros programas, conforme o leitor pode entender por este portal e pelo site da Entidade – www.attodos.org. Uma vez conhecendo o programa – ou seus objetivos – o leitor pode decidir se apoia ou não!

A estratégia se baseia no interesse pelo material produzido pelo programa, principalmente pelo interesse despertado pela escrita adotada, que não tem só uma finalidade pedagógica, mas também um forte apelo comercial.


O portal disponibiliza, para todos interessados, materiais tão variados que, tanto satisfazem o professor, - que pode baixar e multiplicar o material para toda classe, - como podem satisfazer editoras, fabricantes de cadernos, de cartões, de folhinhas e de outros materiais nos quais o material fornecido terá grande atração e aceitação.

A utilização deste material, portanto, ainda que de interesse comercial para os que o adquirirem para este fim, para o Projeto Alegria é somente um meio de angariar recursos de forma honesta e legal, com a venda dos direitos cedidos pelo autor e o pagamento entendido e quitado como contribuição ao programa.

A metodologia do programa está bem definida em todo material editado, – e amostrado na página 13 - de forma que pode ser ampliado para que possa ser lido e encomendado, inclusive em grandes quantidades para distribuição às redes escolares. Além de dar um material de entendimento fácil e explícito para pessoas de razoável capacitação, que podem entender de imediato sua utilidade didática e cultural, (para o fim de incentivar uma atividade de música nas escolas que só se desenvolverá com o continuado uso do material do programa,) damos ainda informações suficientes para mostrar que ele não conflita em nada com qualquer outro método já em uso, naqueles locais em que já haja algum trabalho de música ou de apoio psicológico.

Os meios de atingir os propósitos do programa estão esquematizados na pirâmide mostrada no Portal, à página 6, - uma resvalada para uma faceta mais basilar, mais profunda e complexa do programa, mas que achamos por bem incluir neste portal para satisfazer e animar os cidadãos que melhor conhecem a problemática da educação e do ensino, – como bases de uma nação. E animar no sentido de movê-los até nós; Para que venham ajudar, pois sabem que não será com pouco nem com poucos que se cumprirá uma tarefa hercúlea qual esta!

O Portal é feito para estar à disposição:

- dos educadores;
- dos professores - onde encontrarão, sempre renovadas, as informações preciosas ao desempenho da função e sempre novos materiais que os auxiliarão na tarefa de ensinar nas difíceis condições atuais, além de, com isto, atenderem ao reclamo deles mesmos – de terem reposta a música nas escolas do Brasil;
- dos governantes e servidores sérios da área de educação e ensino - que reconhecem a gravidade da atual condição do país e quanto ela é consequência que se agravará ao infinito, da incapacidade que, em muitos casos, é irresponsabilidade provada dos só funcionalmente responsáveis. E que reconhecem também que, se dentro dos órgãos responsáveis não há gente capacitada para fazer, ou, ao menos, para julgar com liberalidade e competência as contribuições à solução dos problemas, fora deles há muita gente competente, cuja capacidade e esforço não podem continuar sendo desperdiçados. Nem estas contribuições podem continuar sendo apropriadas e desvirtuadas escandalosamente por estes mesmos órgãos;
- dos empresários e de outros interessados em ajudar de forma válida – que resolva mesmo em vez de mais contribuir para o incremento dos problemas, – efeito da caridade milenar e de suas variantes sempre reinventadas;
- dos professores de canto e de música -
- dos psico-terapêutas e psico-pedagôgos - que facilmente entenderão como aplicar os exercícios de capacitação, criados pelo programa.

Nossa intenção é fornecer o máximo de informação no mínimo conteúdo. As falhas que venhamos à cometer, esperamos que nos sejam comunicadas em contato por e-mail, meio pelo qual procuraremos atender as solicitações e necessidades dos consultantes.


Aos que têm interesse na questão, deixamos as opções de participação, pela qual podem garantir a continuidade e inteira execução do programa. E para este fim nos colocamos à disposição de todos, pois, como já visto, este não é um site só informativo, mas um “armazém virtual”, onde os professores – os principais agentes dos quais depende uma transformação desta terrível e preocupante realidade, - poderão encontrar o material necessário à satisfação não só de uma antiga aspiração deles mesmos e de todas pessoas de bem e de cultura, mas também de outras necessidades diagnosticadas amiúde por entendidos nos vários aspectos da questão, tais como psicólogos e médicos, – a urgência de um programa de auxílio não só psicológico, mas de natureza médica tanto corretiva quanto profilática, à criança e ao jovem estudantes da vida, do mundo, do país, do futuro...

Todas estas coisas que estão muito mal e absolutamente incompreensíveis!
E por ser este o principal objetivo do Projeto Alegria – a capacitação psico-pedagógica do educando, que possibilite a formação de cidadãos melhores para o país, no futuro, - acreditamos estar atendendo aos anseios dos interessados sinceros e responsáveis pela educação e, - sempre diferenciando, - pelo ensino; Desta responsabilidade esperamos uma prova mínima: o interesse por um material que, por ser inovador, já vai avalizado por experientes profissionais das várias áreas que envolve, e com um histórico que atesta a sua eficiência para este fim.

E para este fim, – de importância capital para quem entende bem e é responsável de verdade, - reiteramos, nos colocamos à disposição de todos que tem interesse na questão, enfatizando as opções de participação pelas quais podem garantir a continuidade e inteira execução do Projeto Alegria.

Contato pelo e-mail: [email protected]



HOME 1234567891011121314151617181920212223