Página 7 - Os Sete Fundamentos do Projeto Alegria



O PRIMEIRO FUNDAMENTO DO PROJETO ALEGRIA –


- O Material
O material é eleito o fundamento primeiro do programa porque é o que viabiliza a atividade de música nas escolas à partir do zero, pois torna possível aos professores, mesmos os sem qualquer qualificação musical, a realização desta atividade tão sonhada nas classes.
Esta importância do material só se explica pela vista do material – uma escrita explicita e inteligível para qualquer pessoa, quanto ao material musical e uma apresentação simples quanto ao material psicopedagógico.
Dos materiais criados destacamos:
- Os Livros de Repertório Musical do Professor -
- Os cadernos - com capas reaproveitáveis, contendo música e exercícios psicopedagógicos.
Esta ideia resolve vários impasses da questão que se alonga há décadas.
Dos problemas maiores que sentem os professores que anseiam pela música nas escolas, destacamos a falta de material de fácil entendimento e uso, de fácil aquisição, em quantidade e diversidade que atendam as necessidades de todas as idades e de todas crianças na escola e, sobretudo, à custo possível nestas condições - neste caso, à custo zero para a criança e para os órgãos de educação que já costumeiramente distribuem cadernos às suas redes de ensino.

Além de música, os cadernos também conterão capas com exercícios psico-terapêuticos e psico-pedagógicos, cuja aplicação será dada pelos suplementos e por programas de rádio e, quando possível, de televisão.
O Projeto pesquisa empresários gráficos assim como outros, que queiram fabricar estes cadernos.

- Os Exercícios –
- São os Suplementos - cujas amostras de material já publicado estão na página 11, junto às amostras dos pôsters do hino nacional brasileiro.
Pelos suplementos teremos um elo permanente de contato e de diálogo com todas escolas do país e com todas áreas envolvidas no programa, à saber: as de educação, música, psicologia e outras.
A importância do suplemento é que ele une todas as partes interessadas, dando à todas a forma de participação que viabiliza o sonho de todos.
Vide relação completa dos materiais dispostos pelo programa à pagina 13 -

O SEGUNDO FUNDAMENTO DO PROJETO ALEGRIA –
- O Portal – a alma do programa - em reconstrução - www.portalprojetoalegria.org/ 
- Onde encontrar informação atualizada e material novo e permanente em vários idiomas.
Este portal tem, entre as finalidades principais:
a) Como primeira finalidade – dar material gratuito para os professores que almejam ter uma atividade de música nas classes – o que este material torna possível;
b) Como segunda finalidade - carrear recursos para o Projeto Alegria e para outros programas, com o downloud e os direitos autorais e industriais;
c) Permitir a amostragem do material para secretarias de educação que tanto podem baixar como encomendar material;
d) Servir de mostruário para editoras, interessadas em produzir os livros;
e) Servir de mostruário para fábricas de cadernos, interessadas em produzir este material.
f) Ser um canal para o programa de rádio – via internet – pelo qual ensinar as canções e dar informações inportantes para os professores.

Ver demais serventias do portal.
“Se nada mais fosse ou tivesse o Projeto Alegria, ele já seria e teria tudo, com este portal” – (opinião de um professor)

O TERCEIRO FUNDAMENTO DO PROJETO ALEGRIA

– A capacitação de professores –


O QUARTO FUNDAMENTO DO PROJETOALEGRIA

- A provisão de monitores -
Uma vez constatado que a falta de música nas escolas brasileiras se deve não só à inércia dos responsáveis pela educação, mas pela falta de cultura musical no país, uma vez que noutros esta atividade é naturalmente desenvolvida por qualquer professor, conclui-se que se pode resolver o problema com algumas providencias – exatamente como faz o Projeto Alegria:
- prover material compreensível para professores e crianças;
- dar capacitação aos professores – para uso do material;
- prover auxiliares capacitados para os professores – os monitores;
Como, das providencias, duas já são providas - o material e a capacitação – falta a terceira – a provisão de monitores – que procuramos resolver com os cadastros brevemente inseridos neste portal, pelos quais se procura pôr os interessados em contato.


O SEXTO FUNDAMENTO DO PROJETO ALEGRIA –

- É o programa diário de rádio - via net enquanto não se pode ter um programa através de emissoras abertas, para ser ouvido nas escolas e que terá, dentre tantas finalidades:
- a de manter um contato direto e pessoal com o professor de todos os rincões, de sorte à fazê-lo sentir-se jamais só e isolado, mas integrado, podendo manter contato com outros professores, de todas as partes do Brasil, com os quais poderá trocar experiências e saber que, aquilo que faz lá, é o que está sendo feito noutras partes;
- a de ensinar as canções que publicaremos nas capas de cadernos, pois o método só funciona desde que o aluno conheça a canção;
- a de dar outras informações e instruções para o professor e para todas as partes envolvidas no programa;
- a de permitir às empresas – e órgãos públicos, assim como à emissoras com direção responsável, - o melhor uso das verbas publicitárias e dos espaços e programas, - o que só contribuirá para o bem da escola e da coletividade e, por isso, para o bem dos patrocinadores deste benefício ao país.
O Projeto Alegria procura patrocinadores para este programa que terá um link próprio: www.radioprojetoalegria

O SÉTIMO FUNDAMENTO DO PROJETO ALEGRIA -
- É o BLOGAURRR - www.portalprojetoalegria.org/blogaurrr - um blog pelo qual garantir a comunicação com os interessados.
*
É importante frisar que o Projeto Alegria sofre problemas de comunicação. Por isso, todos interessados devem primeiramente usar os nossos e-mails: [email protected] e [email protected] . Os que tiverem dificuldade em nos contatar pelos e-mails devem usar o blog e, se ainda assim não tiverem retorno, devem tentar um contato pessoal.



HOME 1234567891011121314151617181920212223