Página 20 - Pesquisa e Contribuições de Material


A experiência do Projeto Alegria ter levado música para mais de 500 municípios, visitando mais de 13.000 escolas, das mais de 100.000 em que já é conhecido, nos faz conscientes da riqueza que existe por este país afora – e que, infelizmente, não é aproveitada. Pior do que isto é que grande parte desta riqueza é apropriada pelos menos capazes e mais desonestos – o que vem mais para prejuízo do que para benefício, seja da escola seja do país.

Esta experiência já ajudou à aumentar e melhorar o repertório do programa, mas sabemos que, se do que já temos pouco foi aproveitado, muito mais há à se pesquisar e descobrir, - e utilizar isto sem desperdícios em favor da escola, da educação e do ensino em todo país.
Esta notinha já é para fazer à todos saberem que estamos de plantão; esperando as contribuições de todos que tem bom material e sabem disto, porque são competentes. Por favor, vamos trabalhar juntos, pois sabemos que esta é uma tarefa de todos nós!

As contribuições que esperamos são:
- ... não só de hinos de todos Estados e municípios que já os tem; Nossas andanças nos renderam contatos com autoridades que demonstram interesse em fazer ou reformar hinos que percebem serem ruins; Até na internet temos encontrado concursos para este fim – de prover cidades e até Estados de hinos melhores.
Há aí uma explicação bem à propósito que precisamos dar à estas autoridades: - é temerário se fazer estes concursos; Além das possibilidades de ocorrerem falhas na escolha dos jurados – por mil causas! – há também a possibilidade de se aprovar peças que podem estar boas para a realidade atual, mas esta realidade vai mudar, pelos efeitos desta escrita, tal como grandes editores de todo mundo reconhecem!

O Projeto Alegria, por ter criado uma escrita de música – ou canto – de forma à EXIGIR MELHOR QUALIFICAÇÃO DOS COMPOSITORES, está à disposição para assistir estas autoridades e outros cidadãos que tiverem este intuito.

De fato, não só a música, mas principalmente a letra de um hino, deve ter ou ser a descrição poética deste lugar, ou terra, ou gente e de suas histórias e aspirações. Um hino, portanto, não deve ser coisa à ser feita por estranhos ao lugar e à gente do lugar; Isto requer mesmo conhecimento que raras vezes é acompanhado pela verve – ou pela competência poética e literária dos pretendentes à compositores. Esta é a razão de tanta música, canções e hinos ruíns.

Este problema se pode contornar com a assistência de pessoas qualificadas – tais como poetas e compositores musicais, - às pessoas do lugar que sejam consideradas certas para darem a “base de inspiração” dos hinos. Na verdade a gente tem sempre muitas surpresas neste assunto, pois há muita gente que jamais passou por poeta e que, num momento de inspiração, – ou de “possessão poética”, - faz maravilhas! Isto, contudo, não dispensa aquela assistência, sempre indicada!

Já os casos em que já houverem hinos considerados ruins, o problema pode ser resolvido com a convocação dos profissionais ditos, assim como pode, o Projeto Alegria, servir como este assistente. Nestes casos, os interessados devem contatar o Projeto Alegria, enviando o que já houver como partituras, gravações, etc... – nas condições expostas no item hinos cívicos da página 13.

- Assim também quanto às canções, sejam as infantis, folclóricas, populares ou comemorativas de datas, – de preferência em livros de música, mesmos nos antigos, nos quais se encontram verdadeiras pérolas da nossa tradição cultural, - ou mesmo em gravações.
- Os professores que assimilarem os exercícios psicopedagógicos logo perceberão que podem também criar variantes, e até outros exercícios que atendam à problemas específicos de suas regiões e alunos, mais exatamente. Naturalmente eles usarão o que criarem, mas, e pedimos por favor, não privem outras crianças deste benefício! Se nos remeterem estas sugestões, o Projeto Alegria promete tudo aproveitar em consenso - e com os créditos aos autores!

Providenciamos, além do e-mail [email protected], um blog www.portalprojetoalegria.com/blaugrrr para coleta de opiniões e contribuições – que, solicitamos, todos utilizem, seja para mandar as contribuições ou opiniões, ou mesmo que só para nos informar da remessa de qualquer contribuição ao programa, por outro meio como o postal, etc...
 



HOME 1234567891011121314151617181920212223