Página 15 - Os Apoios que os Professores necessitam para as Atividades do Projeto Alegria


São três os apoios necessários ao professor, para que desempenhe seu papel de ensinar.

O primeiro apoio –

- O apoio antigamente dado pelos bedéis – para manutenção da disciplina

A supressão desta função só contribuiu para a degradação da disciplina, da educação, do patrimônio – uma degradação que se esparramou além da escola, para a cidade, para o pais, causando espanto não perceberem as autoridades que se retiram o poder dos pais e mestres, - sem contrapartida – são responsáveis diretos pelo caos resultante!

Esta função – dos bedéis ou inspetores de disciplina, - o Projeto Alegria vem há anos tentando prover com a provisão de jovens monitores – sem encontrar apoio de governos, nem de empresas. Mas é a solução óbvia, pelos tantos motivos que expomos na página dos cadastros.

- O apoio das autoridades –

Temos aqui um ponto crítico da questão; os fatos comprovam uma triste verdade, que é a desastrosa interferência de algumas autoridades no processo de educação no lar – que interfere no processo de ensino na escola, uma interferência que se dá também na escola, para mais dificultar e inviabilizar o ensino!

O fato indiscutível é que estas autoridades se intrometem e depois lavam as mãos, sem lhes pesar na consciência os prejuízos que causam - ...........

Já a experiência do uso de policiais aposentados – por sugestão nossa – só não foi para gente por alguns motivos, à saber:

- A má escolha dos agentes;

- A falta de despreparo dos agentes;

- Os impedimentos às penalidades impostas por limitações legais e intromissões descabidas.

- Os pais - a experiência de chamar os pais para manterem a ordem.

...............

O segundo apoio -

- A oferta de material de apoio -

O terceiro poio –

A provisão de monitores –

Ver “cadastros”. À pagina 24

 

 

- OS CADASTROS -

Expressões tais como “material auxiliar” e “material de apoio” são comuns no meio escolar e significam ferramentas de trabalho para os professores.

Com isto entende-se que, como outros profissionais, os professores também necessitam de ferramentas para cumprir suas tarefas de ensinar.

Esta necessidade se faz por muitas razões, mas a principal é porque o aprendiz dificilmente consegue absolver o ensino por via apenas verbal; é necessário ver, tocar, sentir...

O material do Projeto Alegria é criado para suprir esta necessidade dos professores, nos diferentes campos – do comportamento à atenção, da lição ao entendimento.

Se por mais de quarenta anos os professores ansiaram por ter a música reintroduzida nas escolas, porque reconhecem ter um efeito terapêutico e pedagógico, não há porque nenhum deles se queixar e demandar das secretarias qualquer providência para este fim, se não fazem eles mesmos o que o Projeto Alegria lhes faculta!

E como reforço à ideia o Projeto Alegria cria mecanismos pelos quais as escolas e secretarias podem prover colaboradores nesta tarefa de tranquilizar os alunos e apaziguar as escolas, como condição para um funcionamento normalizado e eficiente!

Dos mecanismos criados cite-se abaixo os cadastros dos quais esperamos que professores, escolas e secretarias façam o melhor uso.

E para mais ajudar o plano, o Projeto Alegria inicia uma ampla divulgação pela internet, dirigida à músicos, escolas de música, psicólogos e escolas de psicologia, para o fim de desafiá-los à fazerem o melhor uso de suas capacitações também! Desta maneira, muitas escolas deverão ser procuradas pelos interessados.

Todos interessados poderão se cadastrar para serem consultados.

Outros modos de trabalho serão logo acrescentados nesta página.



HOME 1234567891011121314151617181920212223