Página 14 - As Condições para baixar o Material


- Como e quem pode baixar material gratuito;

- Como baixar material pago;

- Como encomendar o material do Projeto Alegria;

- o Relatório de material baixado – obrigatório.

Primeiramente pensamos ser desnecessário repetir que o Projeto Alegria não tem finalidades comerciais, na oferta deste material; Tem só uma opção forçada de prover meios honestos de continuidade e subsistência, com a venda dos direitos de escrita e de criação deste material, cuja valia já é reconhecida até no estrangeiro!

O Portal é, portanto, feito para disponibilizar os materiais do Projeto Alegria, tal como expomos à seguir.

De fato, a venda do material sempre foi uma opção de custeio do programa; O download pago é somente uma das formas de venda, que o Projeto Alegria até agora evitou. Diante do risco de encerramento, entretanto, não pode desprezar este meio legítimo de ganho, principalmente se considerado o fato – ou custo proposto de um download – de apenas um real!

Este é o valor que pretendemos obter por cada download – com as seguintes diferenciações:

a) o download gratuito – se por escolas públicas e professores de escolas públicas - para uso escolar;

b) o download à um real por unidade de material – se por professores de escolas particulares;

c) o download à um real por unidade - se por secretarias e patrocinadores de material para uso escolar.

Certamente este é um valor fácil para qualquer pessoa que tenha interesse no programa e deseje ajudar na sua continuidade.

Destacando – o valor de download – à ser pago como contribuição no Brasil e exterior de onde só em 2.014 mais de 374 mil escolas retiraram material gratuitamente do portal:

– 1,00(um Real para o Brasil)

- 10,00(dez pesos para países espanhóis)

- 1,00(um Euro para a Europa e Ásia, África e Oceania)

- 1,00(um Dólar para os EU e Canadá)

O pagamento da contribuição deve ser feito por meio da CAMPANHA DE CROWDFUNDING cujo link damos:

<THE MOST BEAUTIFUL AND CHEAP SONG FOR CHILDREN>

O Portal – como fonte de material -

De todo material amostrado, cada um tem forma diferente de ser fornecido:

- Alguns materiais podem ser baixados, em condições aqui estabelecidas.

- Outros só podem ser visualizados, para efeito de informação, escolha e encomenda, como os Livros de Repertório do Professor - que as secretarias de educação podem encomendar e também editores podem produzir. Este material é bloqueado para download.

- Outros ainda só são amostrados para escolha de fabricantes interessadas em produzir cadernos com música nas capas.

Este material é bloqueado para download.

À seguir damos os procedimentos para os interessados nos casos b) e c) que, para nós são:

- as redes de ensino particular;

- as secretarias de educação.

- as redes de papelarias;

- os atacadistas de material escolar;

- os editores;

- os fabricantes de cadernos;

Primeira Opção - Os Suplementos com pôsters do hino nacional -

De antemão informamos:

- Que este material, por ser de grande formato, (de jornal standard) e por ser criado para levar informações aos diversos grupos de interesse, não é liberado nem para download nem para reprodução, seja pela razão dada e seja pelo seu alto custo de produção. Por esta razão o material só será fornecido pelo Projeto Alegria – e em condições economicamente viáveis;

- Que pelo motivo dado o Projeto Alegria já tem posters impressos à seis reais (R$6,00) por unidade, podendo remete-los para qualquer parte do Brasil via correio – com porte pago pelo adquirente;

- Que não serão produzidos pôsters sem material informativo do programa. Desta forma a produção deles deve seguir a forma de suplementos, ainda que possam ter mudanças negociadas.

Na relação dos materiais produzidos com o hino nacional e já à disposição, vê-se uma grande diversidade de opções, para variados fins, à disposição.

O material tem espaço padronizado para os patrocinadores – sendo vedada a publicidade comercial já nos originais para impressão e após, sejam em carimbos ou em etiquetas.

Os materiais já impressos, para atender pequenas quantidades, podem ter no máximo um selo do órgão ou empresa que os adquirir para distribuição, que terá como opção única o modelo que segue.

Este material é patrocinado por

Prefeitura Municipal de Caximbó

E não pode ser vendido nem retirado da escola

Segunda Opção - Os Livros de Repertório Musical do Professor

(Do Prólogo dos Livretos)

Estes livretos têm como finalidades primeiras:

A - Dar um material musical e psicopedagógico inteligível e próprio diretamente para os professores, de modo que tenham como fazer um trabalho de música sem mais dependências impeditivas.

O fornecimento deste material aos professores pode se dar das seguintes maneiras:

- pela aquisição por secretarias de educação;

- pelo patrocínio de empresas e cooperativas – como modo de contribuir para a educação;

B - Servir como mostruário que permita, aos educadores e às autoridades, avaliar sempre com o auxílio dos melhores professores de música - dos quais este material conta com a aprovação em todo mundo - para o fim de o adotarem e o encomendarem, sejam os hinos, sejam as canções - que nos sendo enviados podem ser preparados e produzidos, seja em forma de livros ou de capas de cadernos, razão de tanta diversidade nos designs de cada página.

Certamente, se o material desperta tanto interesse de professores e alunos, leigos em teoria musical, não escaparia ao entendimento dos professores de música o trunfo maior do programa - a escrita que torna a notação musical compreensível, facilitando o ensino e a aprendizagem de uma simbologia que não chega à ser aprendida por mais do que vinte e cinco por cento de todos os músicos do mundo, numa projeção otimista.

Tem então, o programa, o mérito de facilitar a atividade de canto nas escolas do mundo, uma atividade que todos os melhores educadores musicais sabem ser a melhor base para a formação de bons músicos, pois o instrumento musical não é mais do que a extensão da voz; bons cantores têm melhores chances de serem bons músicos! Isto significa que o programa terá grande impacto na formação de mais e de melhores músicos, facilitando o trabalho dos professores, assim como na qualidade dos corais, das orquestras e das composições musicais, normalmente sofríveis, dada a falta de conhecimento musical e literário dos autores mais populares.

Temos também outros objetivos na produção deste material, editado em muitos idiomas e para vários países: - encontrar editores que o queiram produzir em seus países; - encontrar produtores de música como parceiros que sejam conhecedores dos idiomas e dos repertórios musicais locais, e capazes de tanto pesquisar quanto revisar o material; - encontrar fabricantes de cadernos interessados em produzi-los para os seus países.

À todos a direção do Projeto deseja bom proveito do material que faz, pensando nas crianças de todo o mundo e na formação destas crianças como cidadãos melhores - de seus países e do mundo.

E na nota final deste prólogo, pomos um sinal ( V ) que precisa ser explicado para os leigos: é um sinal que manda o músico tocar esta nota assinalada bem forte. Este destaque é para os que tiverem dúvidas quanto à correção do material, uma vez que é notoriamente inédito - por falta de conhecimento teórico - e para os que se julgam sumidades, conhecedoras de tudo o que é e não pode ser mudado.

Esta nota, escolhida dentre milhares, é o parecer do maestro Diogo Pacheco, entre tantos dados à página 18.

Terceira Opção - Os Cadernos

Para ter o material de capas de cadernos este é o procedimento:

- O interesse de secretarias de educação por este material, certamente não será por umas poucas folhas. O ideal, para estes órgãos, é um material como o que tem utilidade dupla – de dar cadernos como já ocorre e dar também, - neste caso sem custo extra, - o material musical e psicopedagógico do programa.

- Os interessados devem contatar o Projeto Alegria, ou os parceiros indicados na “página do projeto alegria” – dada por link na homepage do portal – onde encontram as condições para encomenda do material.

- É importante entender que, com o tempo, e com uma leitura constante do portal, todos passarão à saber como tirar o melhor proveito do Projeto Alegria.

Das possibilidades, temos:

- Que o primeiro caderno – que mais convém distribuir, pois mais satisfaz a necessidade, é o caderno HN.fa.preto.cad – pois é adequado para todas faixas etárias, mesmas as adultas.

- Que, no caso da encomenda estar prejudicada por razões financeiras, já que o primeiro caderno seria para todo contingente escolar, que a segunda opção é pelo caderno HN.sol.cor.cad – pois preparado para as crianças que, anualmente, passam para a segunda série, e porque uma vez fazendo isto regularmente, à cada ano, acabarão logo atendendo todos alunos.

- Por outro lado, o material é tão bom quanto o primeiro e, em certos aspectos, até melhor! Por esta razão, cerca de 490 secretarias adotaram o material e demonstraram interesse em adquirir mais.

O procedimento em todos os casos é o seguinte:

- Havendo interesse é necessário o contato – idealmente por e-mail para o parceiro que produz o material de interesse, tal como indicado na “páginadoprojetoalegria” – em que é preciso antecipar;

- Que os preços são para cadernos de tamanho universitário, com espiral, com furos para arquivo, com as quatro faces de capas impressas à cor e com 48 folhas. Esta última condição não é obrigatória;

- Que o preço variará em função da quantidade. Por isso, é recomendável que as secretarias interessadas se unam à outras para que se forme volume que viabilize preços melhores. Assim, secretarias, papelarias e redes de papelarias, podem se unir para solicitar quantidades maiores. Deste modo os interessados já podem saber o custo do que pedem considerando os preços constantes nos sites dos fabricantes parceiros;

- Quais cadernos – ou capas – interessam. É importante saber que, enquanto os cadernos com o hino nacional já tem as quatro faces decididas, outros cadernos podem ter uma composição de escolha dos adquirentes, isto é, podem ser “montados” de acordo com as escolhas dos interessados; esta escolha pode ser do material amostrado e pode ser de material sugerido tal como hinos oficiais, canções regionais, etc;

- Quais as quantidades de cada modelo;

- Se o interesse é por cadernos “genéricos” ou “personalizados” – com identificação do adquirente;

- Que pedidos de pequenas quantidades (abaixo de 50 mil cadernos) pode ter preço maior; Por esta razão é ideal que muitos municípios façam pedidos conjuntamente;

- Que, em alguns casos, o pagamento é feito separadamente - ao Projeto Alegria pelo preparo do material e pelos direitos, - e aos fabricantes; Noutros o pagamento é feito integralmente aos fabricantes. É importante entender as razões.

- Que os parceiros são indicados pelo Projeto Alegria – que controlará por auditoria a produção do material;

- Que o Projeto Alegria só liberará a produção do material – depois do recebimento da parte que lhe cabe por direitos e por eventual preparo de material – nos casos de material personalizado;

- Que, em todos os casos, o material só será entregue mediante o pagamento integral, com a ressalva de que caberá ao fabricante o direito de requerer pagamento integral antecipado, - principalmente nos casos de material personalizado;

- Que o valor de capa será sempre de acordo com as seguintes variáveis:

- Que os cadernos já disponíveis têm um custo menor pelos direitos;

- Que nos casos de cadernos produzidos com material sugerido pelos adquirentes, (sejam hinos cívicos, de Estados ou municípios, sejam de canções regionais ou comemorativas,) o custo pelos direitos é maior por se tratar de material de uso restrito e o atendimento dependerá de pagamento antecipado do preparo dos originais;

- De resto, seguem as mesmas regras para outros materiais.

Quarta Opção – os folhetos – amostrados com os hinos nacional dos clubes -

Este material pode ter várias finalidades ou usos:

- O fim e uso escolar;

- O fim pedagógico extra classe;

- O fim cultural;

- O fim promocional;

Todos estes fins são facilmente entendidos, muito mais quando visualizado o material.

Este material deve ser objeto de consultas mais específicas exatamente por ter um uso e condições mais variadas.

Como obter o material do portal – como pagar pelo download -

O material está dividido em:

1. Material que não pode ser baixado – preparado para cartoons e destinado à produção industrial. Este material, como já dito, é sujeito à direitos de várias naturezas; Por isso, é apresentado com tarja amarela e com qualidade só suficiente para visualização, não podendo ser copiado, nem printado nem reprografado.

Esta condição visa assegurar ao Projeto Alegria o rendimento de que necessita para sua continuidade – um dos objetivos do portal.

2. Material que pode ser baixado - o material é marcado com tarja azul

Ao clicar no material de interesse, abre-se um boleto ????????? que deve ser preenchido e pago, ficando liberado o downloud.

O modo de obter o material gratuito é simples:

Além das canções, há também um material do quadro de “EXTRAS” - um complemento pedagógico do programa; É o confeito do bolo e por ser, na quase totalidade, material já secularmente de domínio publico, não há porque haver cobrança e o Projeto Alegria o inclui por este motivo também, já que muitos sites, além de cobrarem, oferecem um material não apropriado para reprodução pelos meios comuns.

Sendo assim, o Projeto Alegria apresenta este material em condições de ser baixado sem custo.

Relatório de downloads –

O Projeto Alegria cria e fornece gratuitamente o material para download e espera que todos façam o mínimo como reconhecimento do trabalho – que preencham o relatório à cada vez que baixarem material.

Para que cumpram o que se pede é só preencher o formulário abaixo.

Relação do material baixado –

Material – (descreva o material) -

Quantidade – copias de cada item -

Professor –

Escola –

Município –

Estado -

Observação – é terminantemente proibido baixar material gratuito para venda – sob quaisquer



HOME 1234567891011121314151617181920212223